//
você está lendo...
Ecologia, Minério

Vale vai fechar barragens

A Vale anunciou, ontem à noite, que investirá 1,9 bilhão de dólares (quase oito bilhões de reais) para acelerar o encerramento das atividades de nove barragens em Minas Gerais, que oferecem risco de danos humanos, ambientais e econômicos. O programa de descomissionamento (que é a expressão técnica).

O programa começará no segundo semestre deste ano com a aplicação de 150 a 200 milhões de dólares. Mais US$ 500 milhões serão gastos em 2020 e o restante, numa média de US$ 150-200 milhões “nos próximos anos”. A empresa não especificou quantos serão esses anos.

A mineradora possui, sozinha ou em sociedade, 85 estruturas, entre ativas e inativas, no Brasil e no Canadá. Os dados que apresentou ontem, em comunicado relevante ao mercado, foram extraídos de estudos sobre 25 delas. No Pará, são 31.

 O monitoramento real das barragens só começou em fevereiro deste ano, depois da tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, que causou quase 300 mortes. O acidente em Mariana, três anos e meio antes, não teve esse efeito.

Discussão

2 comentários sobre “Vale vai fechar barragens

  1. Alguma das estruturas da Vale no Canadá, apresenta risco de rompimento, ameaçando vidas e propriedades de cidadãos canadenses?

    Curtir

    Publicado por Elias Granhen Tavares | 8 de junho de 2019, 18:43

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: