//
você está lendo...
Colonização, Desmatamento, Ecologia, Floresta, Militares, Política

O huno chegou

Se o período mais seco se estender até meados de outubro, a Amazônia arderá em chamas em mais de 95 mil focos de incêndio, cobrindo pelo menos metade da sua área. Só até a primeira quinzena deste mês, os focos somaram 74.155, mais do que a soma em todo o ano de 2016, o recorde desde 2013, o recorde nas estatísticas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a partir de 2013, quando os pontos em chamas atingiu a sua menor quantidade: 35,567.

Este foi o terceiro ano de Dilma na presidência da república. Em 014, ainda sob Dima, o número passou para 53.964. Foi no seu último ano como presidente, exercido até maio, que foi atingido o máximo de queimadas: 68.484 focos, passivo a ser divido com Michel Temer, que a substituiu. Em 2017 (com 52.113) e 2018 (40.136, o segundo menor registro do período), todos os dois anos comandados por Temer os registros diminuíram.

Significa que a ofensiva de destruição da Amazônia, seguindo a diretriz de acelerar a sua exploração para que ela gere quantidades sempre adicionais de dólar com sua crescente exportação de matérias primas, principalmente minério, soja, madeira e carne, transcende partidos, ideologias e lideranças. Desde os militares, a partir dos anos 1960, com sua cartilha de instrução sobre o que fazer da (e na) região, de 1975, a ordem (unida) é a mesma.

O capitão Bolsonaro extrapolou, com suas idiotices, bizarrias e ignorâncias. Sua verborragia primária botou fogo na Amazônia – de vez.

Discussão

3 comentários sobre “O huno chegou

  1. Lúcio, 2013 não foi o último ano de Lula mas sim 2010.

    Curtir

    Publicado por Pedro Pinto | 22 de agosto de 2019, 17:17
  2. Vísceras expostas da corrupta elite, pois!

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 23 de agosto de 2019, 17:48

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: