//
você está lendo...
Ciência, Ecologia, Floresta, Governo

Proteger a floresta

A TV Globo fez a sua parte, exibindo um belo documentário sobre a árvore mais alta do Brasil e das mais altas do mundo, com 88 metros, o equivalente a um prédio de 24 andares (só inferior às maiores da Malásia, que chegam a pouco mais de 90 metros). Completa agora o serviço com um anúncio institucional sobre esse documentário, cujo acesso já está disponível.

O governo do Pará, sozinho ou em parceria com a União e o governo do Amapá, pode agora entrar em ação. O angelim vermelho identificado por uma expedição científica fica dentro de uma unidade de conservação de uso sustentável, a Floresta Estadual do Paru, na divisa com o Amapá.

Seria o caso de o governo montar uma expedição de acesso ao local, que poderia ser realizada uma vez por mês, com o mesmo número dos integrantes da expedição: 30. Os participantes da caravana, rigorosamente selecionados para terem consciência do objetivo da iniciativa (de conhecimento do local e sua preservação), sairiam de avião de Belém, se hospedando em Monte Dourado. Teriam dois dias para conhecer o Jari, tanto o empreendimento industrial quanto sua população.

De barco, percorreriam 220 quilômetros pelos rios Jari e Paru, com uma parada na cachoeira de Santo Antônio, e caminhariam 10 quilômetros pela mata até o local da concentração das árvores gigantes e do exemplar de 88 metros. Ali acampariam por mais um dia, fazendo então o caminho de volta.

Além de guias e pessoal de apoio, a expedição seria coordenada por um pesquisador da UFPA ou Uepa, com a missão de preparar relatos da viagem do ponto de vista técnico e científico. A receita da atividade reverteria para pesquisas e outras atividades no local, aprimorando a rede de suporte nos locais de parada. Tudo para evitar que as tradicionais frentes predatórias cheguem a essa região com sua fúria do lucro fácil, que tem destruído a Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: