//
você está lendo...
Economia, Justiça, Polícia, Política

O banqueiro

O banqueiro André Esteves, dono do banco de investimento BTG Pactual, foi o empresário que mais rapidamente conseguiu se livrar do laço da Operação Lava-Jato, bem no início dessa história. Foi por poucas horas, em 2015. O já falecido ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, livrou imediatamente Esteves das grades, mas manteve as prisões do senador Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul (depois cassado) e do assessor dele, Diogo Ferreira. Os três eram suspeitos de planejar a fuga do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, para evitar que ele fizesse acordo de delação premiada.

A principal prova contra os três era uma gravação feita dias antes pelo filho de Cerveró, Bernardo. Na conversa, Delcídio e Ferreira cogitavam enviar Cerveró para a Espanha, passando pelo Paraguai, com o suporte de 50 mil reais mensais à família do ex-diretor da Petrobras, que André Esteves daria. Ele não participou da conversa, mas teria tido acessos a trechos da delação de Cerveró.

O banqueiro voltou nesta semana à mira da Lava-Jato, com a investigação da Polícia Federal sobre vazamentos de resultados de reunião do Comitê de Política Monetária, o Copom, ocorridos entre 2010 e 2012. A investigação atinge auditores da Receita Federa, que teriam fornecido ao BTG Pactual informações sigilosas sobre as mudanças na taxa básica de juros (Selic) por parte da cúpula do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

O poderoso André Esteves conseguirá se livrar de mais esta?

Discussão

6 comentários sobre “O banqueiro

  1. Se livrará sim, tem dinheiro e amigos, mas sairá com asa quebrada.

    Dinheiro é animal covarde.

    Curtir

    Publicado por celso.. | 4 de outubro de 2019, 17:19
  2. É ele o testa de ferro da Cedro ou é Dantas?

    Curtir

    Publicado por jjss555js | 4 de outubro de 2019, 19:59
  3. A grande corrupção só existe com o cobertor do sistema financeiro. Enquanto não se levantar o tapete, não queimar-se o cobertor, o Brasil continuará exposto a grande corrupção. Paz&saúde

    Curtir

    Publicado por Valdemiro A. M. Gomes | 5 de outubro de 2019, 09:29

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: