//
você está lendo...
Ecologia, Política

O azul do mar

Os fatos que se tornaram públicos ao longo dos dois meses de vazamento de centenas (ou milhares) de toneladas de óleo na costa brasileira, atingindo mais de 200 locais nas praias, estuários e  mangues do Nordeste, com ameaça de se expandir para o sudeste, leva a uma constatação triste e trágica: o Brasil cuida da Amazônia Azul tal qual a Amazônia Verde – com leviandade, incompetência e má fé.

O verde da Amazônia está cada vez mais esmaecido, quando já não se transformou em vazio (condição de quase um terço da sua cobertura vegetal). Já a Amazônia Azul, que simboliza o imenso mar territorial do país, não passa de uma feliz frase de efeito publicitário e mercadológico. Para que se torne realidade, o país tem que ir muito além da mera contabilidade dos ganhos nos leilões de jazidas de petróleo.

O mar não é apenas um ativo patrimonial: é uma complexa e sofisticada combinação de vida. Se não respeita nem protege adequadamente a vida humana, o Brasil dará tratamento diferente às demais formas de vida que abriga?

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: