//
você está lendo...
Imprensa

Sem sustentabilidade

O Diário do Pará publicou, na quinta-feira passada, dia 7, o primeiro fascículo de um suplemento sobre sustentabilidade, em papel especial e formato tabloide, com 16 páginas. O encarte é patrocinado por três empresas privadas com envolvimento direto e sensível com o tema: a Guamá Tratamento de Resíduos, que administra o polêmico aterro sanitário de Marituba; a Imerys, multinacional francesa que produz caulim; e a multinacional norueguesa Hydro, que controla o polo de bauxita/alumina/alumínio de Barcarena/Paragominas. Mais o Banco da Amazônia.

Basa, Guamá e Imerys veicularam seus anúncios de página inteira. A Hydro foi a única que se limitou a assinar um selo no pé de cada página. O Banco da Amazônia, além do anúncio, recebeu mais duas páginas de matéria editorial. Fica-se sem saber se o critério editorial foi determinado pelo interesse comercial: mais espaço para quem mais pagou.

A iniciativa é boa, mas é, antes de tudo, uma maneira de faturar uma renda extra nestes difíceis tempos para o jornal em papel. Parece,m contudo, que a direção do Diário deu pouca importância ao sentido efetivamente jornalístico do fascículo. O interesse do anunciante é que decide. Resultado: uma publicação superficial, de mera ilustração, na qual o tema serve, principalmente, de comprovante de receita comercial.

Discussão

2 comentários sobre “Sem sustentabilidade

  1. A propósito, o presidente acaba de revogar o decreto que proibia a cana de açucar na Amazônia e no Pantanal.

    Curtir

    Publicado por Pedro Pinto | 10 de novembro de 2019, 10:29

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: