//
você está lendo...
Deesmatamento, Ecologia, Floresta, Queimadas

Queimadas na Amazônia: um fato do ano

O New York Times, um dos mais influentes jornais do mundo, incluiu as queimadas na Amazônia como uma dos fotos dos fatos mais importantes do ano. Tomou como base uma matéria da agência espanhola Efe do dia 31 de agosto, enviada de Tegucigalpa, com o título “Institutos de direitos humanos se dizem preocupados com incêndios na Amazônia”.

A matéria é a seguinte:

As instituições nacionais de direitos humanos de Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México e Panamá manifestaram neste sábado preocupação com os incêndios que atingem a Amazônia.

Os ombudsmen dos sete países disseram em uma declaração conjunta, divulgada em Tegucigalpa, que é necessário gerar consciência entre as autoridades e a sociedade para buscar um desenvolvimento econômico e ecologicamente sustentável.

“As instituições de direitos humanos dos sete países estão profundamente preocupadas com os devastadores incêndios que afetam a floresta amazônica. Essas Instituições Nacionais de Direitos Humanos se solidarizam com os povos e as comunidades indígenas, tribais e camponesas que compartilham a bacia amazônica”, declarou o Comissário de Direitos Humanos de Honduras, Roberto Herrera.

Os institutos destacaram o valor da floresta como patrimônio natural da humanidade, mas lembraram a fragilidade ambiental que, segundo eles, ficou evidenciada com o crescente aumento dos incêndios na região, a devastação causada pelas queimadas e o alto impacto para a natureza.

O grupo concorda com o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, que no meio da crise global climática, não se pode permitir mais danos ao que classificaram como “uma das maiores fontes de oxigênio e biodiversidade” e pediram proteção à Amazônia.

“Esta posição, combinada com os compromissos adquiridos pela comunidade internacional no marco da Agenda 2030, aponta a grande transcendência do compromisso dos estados em matéria de salvaguarda e procuração dos direitos humanos”, acrescenta a declaração conjunta, na qual as instituições dizem que cuidar da Amazônia não é um compromisso apenas do Brasil.

“A prevenção (de incêndios) e controle deve ser um compromisso e uma prioridade da comunidade internacional pelos graves danos ocasionados aos seres vivos”, destacaram.

Discussão

Um comentário sobre “Queimadas na Amazônia: um fato do ano

  1. Uma das vantagens da internet é mostrar que nem tudo o que parece (ou é noticiado) é:
    https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/28/internacional/1566978341_414043.html

    Curtir

    Publicado por jjss555js | 30 de dezembro de 2019, 18:49

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: