//
você está lendo...
Economia

E nós?

Em 2013, os 100 homens mais ricos do mundo tinham uma fortuna calculada em 1,7 trilhão de dólares. Neste ano, seu patrimônio bateu o recorde: chegou a 3 trilhões de dólares, ou mais de 12 trilhões de reais. É superior ao PIB do Brasil, de 7 trilhões de reais, a riqueza de 210 milhões de pessoas.

A parte que cabe a cada um desses megabilionários é de US$ 3 bilhões, equivalente a mais de 12 bilhões de reais. O PIB per capita brasileiro é de 32 mil reais. Logo, o que um único desses plutocratas planetários possui equivale à soma do que cabe a mais de 90 milhões de brasileiros, reunidos na 8ª maior economia do planeta.

Com essa decoração natalina, feliz 2020.

Discussão

3 comentários sobre “E nós?

  1. Capitalismo ou modo de produção capitalista , ou formação econômica social capitalista , é isso aí…. Faltou se referir à extorsão brutal que o sistema financeiro opera na rede bancária contra os seus correntistas …O BB terceirizou tudo . Antes uma operação que fazíamos diretamente no terminal de qq agencia ( transferência de ponto de cartão de credito para milhagens de Cias aereas ) agora é uma via crucis. Ontem, perdi uma tarde inteira para fazer essa singela operação …e ainda temos que esperar mais três dias …

    Capitalismo é isso. Essa estupidez de desigualdade econômica que resulta em brutalidade social . Mas tem gente pobre e remediada que gosta (rs) .

    Logo , não há como ser feliz em 2020 …

    Curtir

    Publicado por Marly Silva | 31 de dezembro de 2019, 10:58
  2. Sugira um sistema ideal, Marly.

    Curtir

    Publicado por bernstil | 31 de dezembro de 2019, 16:36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: