//
você está lendo...
Desmatamento, Ecologia, Fazendas, Polícia

Banqueiro multado

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará autuou a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, do banqueiro Daniel Dantas,com sede no interior de São Paulo,  por “desobedecer ou inobservar normas legais ou regulamentares, padrões e parâmetros federais ou estaduais, relacionados com o controle do meio ambiente”. A multa é de 10 mil UPF (Unidade Padrão Fiscal), valendo menos de 40 mil reais.

Além do pagamento da multa, a Santa Bárbara terá que apresentar à Semas o projeto de recuperação da área degradada no prazo máximo de 30 dias, “evidenciando as etapas e prazos necessários à devida compatibilização do empreendimento com o disposto na legislação ambiental vigente e aplicável submetido, posteriormente, à apreciação” da secretaria.

Se a empresa não cumprir com as exigências impostas, se configurará “infração continuada e, consequentemente, sofrer a penalidade de multa diária”, fixada em 150 UPF’s.

A partir de 2005, Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, comprou 27 fazendas no sul e sudeste do Pará, onde teria um rebanho de 450 mil cabeças e cultiva milho e soja. Ele iria iniciar agora projetos de mineração visando cobre, níquel e cromo, já identificados na vasta área (de tamanho e condição dominial incertos), a apenas 200 quilômetros da província mineral de Carajás, que abriga o melhor minério de ferro do mundo, além de cobre, níquel, ouro e manganês.

Envolvido em confusões políticas, judiciais e policiais, Dantas entrou em 2017 para o rol dos bilionários do índice Bloomberg (do atual pretende à candidatura do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos), com fortuna então avaliada em 1,7 bilhão de dólares.

Discussão

Um comentário sobre “Banqueiro multado

  1. banqueiro bom é banqueiro morto
    e sem criminoso mantido como rei
    da grana a sugar e impor desgostos
    a quem a desigualdade é a única lei

    Curtir

    Publicado por felipe puxirum | 4 de março de 2020, 18:02

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: