//
você está lendo...
Índios, Deesmatamento, Ecologia, Estrangeiros, Floresta, Governo, Madeira, Terras

Massacre dos guajajara

O WWF-Brasil, organização da sociedade civil de atuação mundial, divulgou a nota que transcrevo a seguir, retrato das tragédias e dramas que se têm abatido sobre os índios guajajara do Maranhão:

É com pesar, preocupação e indignação que o WWF-Brasil recebe a notícia do assassinato de mais uma liderança da Terra Indígena Araribóia, no centro-oeste do estado do Maranhão. Como em outros casos ocorridos em 2019, a morte de Zezico Rodrigues Guajajara também foi violenta. O diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuzu foi encontrado morto a tiros em estrada próxima à aldeia Zutiua, no município de Arame, em 31 de março de 2020.

Assim como Paulinho Guajajara, brutalmente assassinado em 2019, Zezico também integrava os Guardiões da Floresta, grupo criado em 2007, depois do massacre e da morte de Tomé Guajajara. Hoje o grupo reúne cerca de 120 indígenas que fazem uma fiscalização ambiental independente e se opõem ao roubo de madeira dentro de suas terras.

O assassinato de lideranças Guajajara se dá em um contexto de crescentes invasões à Terra Indígena Arariboia. De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), entre setembro de 2018 e outubro de 2019, foram abertos 1.248 quilômetros de ramais para exploração ilegal de madeira no território e detectados 4.863 alertas de exploração ilegal de madeira.

Esse aumento das invasões e da exploração ilegal de madeira, por sua vez, se dá em um contexto de crescente leniência do governo federal em relação a tais crimes e um retrocesso ambiental sem precedentes.  Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência, houve uma disparada no desmatamento e na violência no campo, seja porque a atuação dos órgãos federais de fiscalização diminuiu drasticamente, seja porque o Governo Federal envia a todo momento sinais concretos de que legalizará invasões de terras públicas, como aconteceu com a edição da Medida Provisória 910.

É inaceitável que continuemos nesse caminho. O país não aguenta mais ver mortes e ameaças àqueles que defendem o direito à sobrevivência de seu povo e o bem estar de toda a sociedade brasileira. Chega de assassinatos de ativistas ambientais. O WWF-Brasil se solidariza com o povo Guajajara e todos os demais brasileiros que lutam por seus direitos e seus territórios.

Discussão

2 comentários sobre “Massacre dos guajajara

  1. Santa Casa:

    Nenhum outro hospital tem tantas entradas quanto o H. Santa Casa. São ao todo 8 acessos: 3 pela Bernal do Couto, 2+1 nos cantos quebrados da Generalíssimo e mais 2 na Oliveira Belo. Nestes tempos difíceis, em que o hospital foi listado entre os receptores de pacientes de coronavírus – para atender mulheres gestantes infectadas, nenhuma providência racional foi encenada até agora para permitir uma certa proteção, como o acesso exclusivo de servidores, pelo contrário, só o presidente terá este privilégio em sua garagem especial recém construida. Servidores e doentes vão se expremer em um único acesso, e adentrar no hospital por um único corredor. Sem almôço (a terceirização ficou cara e enviável) a maioria vai buscar comida nos estabelecimentos próximos, aumentando o fluxo de transmissão do vírus. Outra observação comumente reclamada é a falta de passarelas cobertas até a portaria atualmente em uso (a mais distante de todas), que deverá expor servidores e visitas às chuvas e ventanias da estação, amofinando o sistema imunológico para que ao chegar, ocoronavírus encontre-os bem enfraquecidos. Quantos aos EPIs nem se fala, pois a falta é geral. O Helder está vendo isto? Não. Ele está caçando os milhões para obras sem licitação.

    Curtir

    Publicado por J.Jorge | 1 de abril de 2020, 09:13
  2. só é de massacre que “vive” o maranhão
    de etnocidas cristãos a falsos comunistas
    passando pela oligarquia: o sarneyquistão
    continuará massacrando de dor e mentiras

    Curtir

    Publicado por felipe puxirum | 2 de abril de 2020, 11:55

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: