A exploração de minério no Para se tornou tão intensa e descontrolada no Pará que levou a Polícia Federal a cumprir hoje dois mandados de busca e apreensão na em Redenção, no sudeste do Estado, como parte da sua investigação de crimes cometidos em série: ambientais, extração ilegal de minérios e posse de material explosivo.
A PF também apura a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva que podem ter sido cometidos pelo principal investigado, que ainda não teve a sua identidade revelada. Ele é suspeito de dar vantagens indevidas a agentes públicos para facilitar o fluxo do minério irregularmente extraído. Ele chegou a ser preso em flagrante em janeiro, mas não parou a sua atividade.
O crimes de exploração é porque o minério de cobre é extraído sem autorização da união, que tem o domínio do subsolo. O explosivo é usado para a lavra na mina clandestina. Há um garimpo de cobre funcionando em Ourilândia do Norte.
Quem circula por essa rica região, em torno da província mineral de Carajás, já se acostumou a ver caminhões carregados de minérios, inclusive ferro e manganês, uma cena que parecia impossível, por sua inviabilidade comercial e evidente desrespeito às leis ambientais e minerárias.
Discussão
Trackbacks/Pingbacks
Pingback: Mineração criminosa – Zé Carlos do PV - 24 de junho de 2020