//
você está lendo...
Cultura, Memória

Cabanagem

A Secretaria de Cultura do Estado inaugurou, neste fim de semana, o que classifica como sendo “a segunda fase de revitalização do Memorial da Cabanagem”.  Na cripta, foi aberta a exposição Memória Cabana e a “videoinstalação” Revolução Cabana, “junto a uma intervenção artística sobre os túmulos, com os nomes de 1.953 cabanos que participaram do levante popular”.⠀

Presumo que esses nomes foram extraídos do meu último livro, Cabanagem, o massacre, volume com 354 páginas, edição do Jornal Pessoal, inteiramente às minhas custas. Lá estão os 1.953 nomes dos presos que morreram a bordo da corveta Defensora, transformada em presídio flutuante, ancorado na baía do Guajará, em frente a Belém, e em vários hospitais da cidade. Trabalho de muitos anos de pesquisa em documentos oficiais, é a única fonte desses dados que existe.

Não fui consultado sobre a utilização dos dados, mas isso é irrelevante. Quero mesmo que as informações sejam usadas. Espero que tenha sido observado o princípio ético de citar a fonte. A Secult poderia me informar a respeito.

Discussão

6 comentários sobre “Cabanagem

  1. Realmente, não acredito que a Secut, mesmo gerenciando o Arquivo Público,tenha catalogaodo,bem época nenhuma, oara ter, de bate-pronto,a lista nominal dos cabanos, que constam do teu livro.

    Curtir

    Publicado por Nélio Palheta | 23 de agosto de 2020, 17:32
  2. O fato de não citar a fonte é grave. Seria o reconhecimento do seu trabalho por parte da SECULT.

    Curtir

    Publicado por ricardoconduru | 23 de agosto de 2020, 21:08
  3. Lúcio, onde adquiro seu livro sobre a Cabanagem?

    Curtir

    Publicado por Paulo Mariano Da Ponte Souza | 25 de agosto de 2020, 08:27
  4. A inscrição desses nomes dá uma nova dimensão ao monumento, não são heróis, nem mártires, são demasiadamente humanos como os soldados oficiais. Também mataram e saquearam. Uma pena que os visitantes não saberão disso. Serão apenas nomes destinados ao mito. A história vai na direção oposta do monumento.

    Curtir

    Publicado por isilva | 28 de agosto de 2020, 11:39

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: