//
você está lendo...
Governo, Política

Maldição

Casos e mortes pelo coronavírus se reduziram em todo país, como não ocorria desde maio. Mas os registros cresceram pelo nono dia seguido no Rio de Janeiro, onde os casos de corrupção por desvio de recursos destinados à saúde são os maiores e mais prolongados na gestão pública estadual há vários anos, sem distinção de pessoas e partidos.

É a prova mais flagrante do enorme mal que o assalto aos cofres públicos causa de pior aos cidadãos, privando-os da assistência estatal quando dela tanto necessitam. A Operação Lava-Jato foi o marco na mudança da percepção social dessa praga antiga e eficaz que corrói o Brasil. Se houve desvios, erros, parcialidade e paixão, como houve, que esses problemas sejam bem diagnosticados e combatidos. A Lava-Jato, porém, precisa prosseguir. Sem os golpes sujos de políticos ou magistrados. Ou anulando-os.

Os duelos políticos em torno da Lava-Jato não podem destruir as conquistas alcançadas. Os procuradores que atuam no combate à roubalheira dos Cabral de antes e depois desse que se tornou o político mais condenado por corrupção na história do Brasil, manifestam seu espanto ao examinar as provas dos delitos: são os mesmos que a Lava-Jato encontrou e atacou. As manobras espúrias estão de volta.

O Brasil está buscando o seu futuro num passado que parecia ter sido superado, mas ainda não foi. Maldição que impede o país de ir mais longe no seu processo de desenvolvimento e de civilização.

Discussão

Um comentário sobre “Maldição

  1. Renovo o que há muito falo, escrevo. A corrupção no Brasil só será derrubada ( pois ela é dita imortal ) quando o tal de sigilo for podado. A quem e para que serve o sigilo? Há que promover que o povo , pois só o povo pode sacudir a árvore, peça que politico, homem publico ( numa primeira fase) não seja acobertado por sigilo bancário. O senado no passado recente tomou a iniciativa de pedir fim do sigilo do $$$ publico . Há que estender a medida.

    Curtir

    Publicado por VALDEMIRO | 31 de agosto de 2020, 10:49

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: