//
você está lendo...
Racismo, Trabalho, Violência

A escravidão ainda

O Magazine Luíza decidiu abrir um programa de treinamento exclusivamente para negros, que serão contratados. A empresa é uma das mais bem sucedidas do mercado brasileiro nos últimos tempos. Além de muito bem sucedida, é admirada, Imprimiu sua marca, cada vez mais valiosa.

O Magalu é uma empresa privada. Pode fazer o que quiser com seu dinheiro, desde que siga regras legais. Com o curso de trainee ela está amortizando uma enorme dívida social do Brasil com os escravos negros, na origem de uma das mais ignóbeis formas de exploração do trabalho humano.

O Brasil foi o último país do planeta a abolir a escravidão. Mas até hoje não conseguiu incorporar dignamente os sucessores dos muitos milhões de escravos que utilizou e descartou ao longo de séculos a um padrão de vida decente, justo e igualitário. Mesmo um país escravagista e eugênico na definição do poder nacional, como os Estados Unidos, já teve um presidente negro, imigrante de primeira geração, Barack Obama. O primeiro general negro, Colin Powell, não subiu à Casa Branca antes dele porque temeu ser assassinado.

Descendentes dos racistas de sempre tentaram impedir o Magalu de iniciar o programa. O Ministério Público do Trabalho de São Paulo rejeitou as 11 denúncias que recebeu. Mas a Defensoria Pública da União decidiu patrocinar a causa triste. Um dos seus fundamentos é um texto escrito por aluno do suposto curso de filosofia que o astrólogo Olavo de Carvalho, o guru da famiglia Bolsonaro, dá para desavisados e desaguisados.

Um novo Alfred Rosenberg está no mercado, em versão ampliada e piorada.

Discussão

Um comentário sobre “A escravidão ainda

  1. Cada família tem o guru que merece, explicação para a pobreza intelectual do presidente.
    Excelente iniciativa da empresa Magalu.

    Curtir

    Publicado por Elias Gusmão | 7 de outubro de 2020, 12:23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: