//
você está lendo...
Cultura, Educação, Governo

Papelada

O Sintepp, sindicato dos professores, denunciou uma “verdadeira queima de arquivo” que a Secretaria Municipal de Educação fez da sua papelada, jogada sobre um caminhão e levada para destino não informado. A Semec confirmou que, desde o dia 23, faz “uma limpeza geral para descartar documentos que já estavam guardados no arquivo há mais de 40 anos, sem necessidade de preservação”.

E disse mais: que faz essa limpeza todos os anos “para liberar espaço no arquivo geral e, assim, arquivar os documentos necessários à preservação da instituição”.

O descarte de papel em arquivos sempre foi a parte mais delicada, importante e perigosa na vida desse setor da atividade humana. Todo órgão público que produz documentos deveria ter uma comissão técnica qualificada para realizar esse serviço essencial. A Semec tem um? Quem mais tem, na administração pública local?

Até convincente prova em contrário, um arquivo que possui documentos com idade superior a 40 anos deve agradecer por dispor desse patrimônio e tratá-lo com a maior seriedade possível. Mesmo que não tenha mais utilidade prática imediata ou burocrática, pode – e deve – ser encaminhado para um arquivo morto – morto apenas no nome se usa a papelada para preencher os vácuos do registro histórico. Vazios que a documentação eletrônica não ocupa agora e talvez não ocupe nunca.

Anos atrás, o Idesp (o primeiro órgão estadual de planejamento no Brasil) foi extinto numa manhã em que o déspota de plantão (supostamente esclarecido) amanheceu de mau humor e fulminou o instituto, que contrariara o que dizia o então governador Almir Gabriel sobre o emprego (ou desemprego) no Estado. A biblioteca especializada foi retalhada e colocada sobre caminhão para ser entulhada numa biblioteca de obras gerais.

Pará é isso.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: