//
você está lendo...
Sem categoria

A farsa

A longa “nota de repúdio” publicada por O Liberal na sua primeira página na edição de hoje, se aceita como verdadeira, leva a duas conclusões sobre o comportamento vil do Ibope: ou o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o mais antigo e famoso do Brasil, quatro anos mais velho do que o próprio jornal da família Maiorana, foi tomado por comunistas, socialistas e esquerdistas em geral, ou se tornou militantemente antibolsonarista. Uma hipótese não exclui a outra. Ao contrário: são cumulativas essas motivações espúrias.
O jornal lembra que o Ibope cometeu “incontáveis e grosseiros erros” ao longo da sua história, de 78 anos, que os donos de O Liberal “acreditamos ser culposos, em detrimento do inaceitável dolo”. No entanto, no caso da eleição municipal de Belém neste ano, o erro do instituto “foi grotesco ou de má fé”. Mesmo que o Ibope aceite se explicar aos paraenses ou pedir-lhes desculpas por ter manipulado as estatísticas para favorecer Edmilson Rodrigues, do PSOL/PT, e prejudicar Everaldo Eguchi, do Patriota, “terá que assumir uma posição que não será digna em nenhum cenário”.
Se assumir o erro, que no 2º turno foi de 7 pontos percentuais, acima do limite máximo da margem de erro favorável a Edmilson (que deveria chegar a 61% e, na realidade, só poderia ir até 54% – tendo na apuração o resultado real de 51% a 48%), “colocará por terra a credibilidade dos seus métodos estatísticos”. Já se assumisse a manipulação, “o que nunca fará, teria que fechar as portas, pois a (falta de) credibilidade do instituto em uma sociedade republicana que clama sempre por mais transparência e justiça”.
O receituário ético (para consumo externo) de O Liberal aponta um terceiro caminho, o do silêncio, “ignorando as interferência e os males que cometeu em um jogo político que deve ser justo”.
Muito bonito. Mas:
– Por que o grupo Liberal publicou as duas primeiras estatísticas do Ibope sem qualquer ressalva?
– Por que só denunciou a alegada manipulação na última pesquisa antes do 1º turno, divulgada na véspera e no dia da votação?
– Por que publicou sem ressalvas o resultado da pesquisa do 2º turno na véspera e no dia da votação?
Por que só levou a nota de repúdio nove minutos antes da meia-noite, com a apuração encerrada?
A nota diz que os dirigentes do grupo Liberal ainda irão submeterá a ao Conselho de Administração a atitude que tomarão contra “a evidente tentativa do Ibope de prejudicar candidatos e eleitores há décadas no Brasil”. Ora, basta um irmão telefonar aos outros para decidir instantaneamente a questão. Se a consulta for mesmo necessária.
A temporada, com Papai Noel nas ruas, é propícia a acreditar em fantasias – ou mentiras. Mas não para engolir a farsa.

Discussão

4 comentários sobre “A farsa

  1. Perguntas que não querem e não podem calar sob pena de extrema conivência e conveniência por parte do Jornal O Liberal que já tem um passado com vários casos que desabonam sua conduta quando se tratam de ética, moralidade, independência e transparência.

    Curtir

    Publicado por Marcus Santos | 30 de novembro de 2020, 14:25
    • “Explicação” que já vi e ouvi, numa entrevista à TV, do dirigente de uma dessas empresas de pesquisa (Toledo, se não me falha a memória): voto envergonhado.

      O pesquisado vai votar no candidato X, mas tem vergonha de admitir claramente isso. Aí diz que vai se abster, votar em branco ou anular o voto.

      Daí porque, nas palavras desse especialista, o que excede a margem de erro geralmente está associado à superestimativa das abstenções, e/ou dos votos em branco e nulos.

      Será? Nunca chequei isso.

      Curtir

      Publicado por Elias Granhen Tavares | 30 de novembro de 2020, 14:57
  2. Tanto a atitude do IBOPE quanto do Grupo Liberal são vergonhosas. Não tem desculpa que justifique tamanha manipulação na indução de votos ao candidato de preferência.

    Curtir

    Publicado por cliff | 30 de novembro de 2020, 17:49
  3. O LIBERAL têm acervo moral para qustionar algo? Claro que NÃO
    Esse país é uma piada pronta, muita gente chama de mito, praquele que acabou com a nossa aposentadoria.

    Curtir

    Publicado por Lima | 1 de dezembro de 2020, 07:33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: