//
você está lendo...
Governo, Justiça, Política

Cada macaco no seu galho

Há quatro anos, César Bechara Nader Mattar Júnior foi o mais votado na eleição geral do Ministério Público do Estado, encabeçando a lista tríplice encaminhada à deliberação do governador do Estado. O tucano Simão Jatene, porém, não o escolheu, optando por Gilberto Valente Martins, que teve mais um mandato como procurador-geral.

Novamente o mais votado neste ano, César Mattar agora foi nomeado pelo emedebista Helder Barbalho. Na sua posse, o conselheiro do MPE, Nelson Pereira Medrado, um dos mais antigos da corporação, registrou o fato e ressaltou que era um acontecimento histórico.

Será mesmo se a escolha do chefe do Ministério Público não tiver mais que estar sujeita aos humores do chefe de outro poder, o executivo, ao qual não está jurisdicionado o fiscal da lei e o dono da ação penal pública, que integra o poder judiciário. E também quando o ordenador das despesas do MP não sofrer a interferência do dono da chave do tesouro público, passando a ter verdadeira autonomia orçamentária (como a própria justiça).

Como Tennyson Raposo dizia na propaganda das suas famosas redes (de dormir, não de mídia virtual), cada macaco no seu galho. Ou então a árvore institucional deixa de ser o abrigo adequado para a independência e harmonia entre os poderes da república.

Discussão

Um comentário sobre “Cada macaco no seu galho

  1. Hoje, na cúpula do Clima, Bolsonaro usou o máximo de sua capacidade intelectual (se é que ele tem) pra fazer mais um discurso de meia hora recheado de palavras mentirosas obtusas, obscuras, pobres, cínicas, evasivas e generalistas sobre Meio Ambiente. O discurso do mentecapto ficou tão parecido com historinha de bêbado pra delegado que o presidente dos Estados Unidos nem quis perder tempo ouvindo o conto da carochinha do Mentecapto Geral da República. A esdrúxula diplomacia do Brasil como “pária mundial” foi muito bem-sucedida.

    Curtir

    Publicado por Igor | 22 de abril de 2021, 13:21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: