//
você está lendo...
Fazendas, Governo, Polícia, Política, Sindicato

Memória – Violência e política

Em setembro de 1973, o gerente da Companhia Agropecuária do Rio Araguaia, com fazenda montada em Conceição do Araguaia, no sul do Pará, Aigo Hudson Pires, matou a tiros Francisco de Moura Leite, de 24 anos, na entrada do colégio da cidade, depois de um desentendimento pessoal. O rapaz foi transferido para Brasília e morreu quatro dias depois do baleamento, no Hospital Distrital.

Aigo era responsabilizado por tantas histórias de violência que o advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Araguaia, Paulo Botelho de Almeida Prado, admitia não saber distinguir naquela época “as histórias verdadeiras e a lenda de terror”.

Num depoimento prestado em Brasília, citou “torturas, casas de posseiros queimadas, unhas arrancadas e o número de desaparecidos é incontável, sabendo-se apenas que, quando escapam desse campo de concentração, os trabalhadores falam muito pouco da experiência”.

Almeida Prado disse ainda que em 1970 o delegado de Conceição do Araguaia, o tenente reformado da Marinha Pedro Meneses, tentou agir com energia contra esses abusos, mas foi chamado a Belém pelo então governador, Alacid Nunes, que lhe pediu para “maneirar a barra”. O delegado preferiu entregar o cargo.

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro/RJ), 02-08-1973

Discussão

Um comentário sobre “Memória – Violência e política

  1. Eram tempos de cobiça sobre aquela região. Tão cobiçada, que o Homem Volkswagen, Wolfgang Sauer, convenceu a multinacional ali se instalar para produzir o melhor bife do mundo, como ele dizia. Para isso, tratou de queimar cerca de quatro milhões de árvores, provocando reação mundial para a maior fogueira florestal até então. No caso deste crime ambiental, o silêncio da empresa alemã é escutado até hoje.

    Curtir

    Publicado por Pedro Pinto | 10 de setembro de 2021, 09:07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: