//
você está lendo...
Saúde

Urina preta

Por enquanto, a contaminação de peixe pela doença da “urina preta” é uma suspeita. Em três de 2 mil espécies de peixe da região. Também não há confirmação de óbito causado pela doença de Haff, o nome científico da enfermidade. O destaque dado ao assunto não guarda a menor proporção com a sua real ocorrência. Não é um mal súbito com a agressividade de uma doença como a covid-19. Logo, o tom escandaloso e de epidemia é um total exagero. Só exagero?

O poder público já deveria ter dado ao problema a atenção que ele merece e mobilizado a ciência para esclarec^-elo o mais rapidamente que for possível.

Discussão

3 comentários sobre “Urina preta

  1. A palavra “suspeita” que você usou em seu texto tem um sentido que não serve como o oposto da palavra certeza.

    No caso da Doença de Haff, tudo o que existe até então para o atendimento dos casos é uma “suspeita clínica”, que costuma validar uma conduta médica, mesmo diante da falta de certeza.

    Não adianta mandar restos do peixe consumido, nem os doentes para qualquer laboratório clínico, para o instituto médico-legal, ou para institutos de pesquisa, e esperar que estes demonstrem com precisão o elemento causador desta síndrome.

    Também permanece inconclusiva a pesquisa de qualquer elemento estranho no habitat deste peixe impróprio para consumo; ou seja, não é possível emitir laudos ou certificações de que em tais lugares há segurança e em outros não.

    Curtir

    Publicado por J.Jorge | 20 de setembro de 2021, 19:34
  2. Lúcio, estou em Manaus há 15 dias e aqui me fartando de sardinha, pirarucu, pacu, pirapitinga, tambaqui, e ainda não tive a tal urina preta. Pra variar, saboreei também uma bela tartaruga no excelente restaurante, O Lenhador, lugar que eu recomendo a qualquer visitante. A tartaruga é de criatório, dizem, mas mesmo que não fosse, eu sou um nativo do Baixo Amazonas e, como todo nativo, ainda me dou ao direito de viver da caça e da pesca. Lá, pra quem quiser provar, tem até jacaré. Chega de Covid, chega de tudo e a urina preta que vá pra pqp.

    Curtir

    Publicado por ADEMAR A DO AMARAL | 20 de setembro de 2021, 23:05

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: