//
você está lendo...
Garimpo, Governo, Minério, Ouro

“Garimpagem”?

A Serabi Mineração assinou um termo de compromisso para ajustamento de conduta com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado. No documento, a empresa manifesta a “intenção de regularizar” a licença de operação para bacia de contenção de rejeitos, emitida em 2016. O processo tem potencial de risco pelo uso de cianeto. Também se comprometeu a “apresentar toda a documentação necessária para continuidade da atividade” da lavra de ouro que realiza no Garimpo Palito, em Itaituba,

O Estado tem sido leniente no trato com a empresa. O TAC é assinado após cinco anos de comportamento desidioso da empresa, que se recusou ou protelou a apresentar estudos técnicos válidos para sua operação mineral de alto risco. Nesse período, foram abertas 17 bacias de contenção de rejeitos com contaminação química.

Essa dimensão é incompatível com a lavra garimpeira. É, na verdade, lavra empresarial. Não por acaso, embora opere o chamado Garimpo Palito, ela se assina “Serabi Mineração – Mina Palito”.

Discussão

Um comentário sobre ““Garimpagem”?

  1. Lúcio, quanto maior a concentração de micropartículas de ouro (aderida a outros metais presentes), o que talvez seja o caso da região do Tapajós, maior a necessidade do uso do cianeto e maior será a necessidade de evitar o escape de produtos gasoso e daquele conjugado aos outros metais. E a retenção destes, salvo existam métodos mais econômicos e eficazes, vai gerar um subproduto saturado em cianeto (uma resina de captura por exemplo), que deverá ter o seu destino bem definido. Estão tendo todo esse cuidado? ou será mais uma bomba ambiental para depois o governador Helder Barbalho dizer que “nada deve”?

    Curtir

    Publicado por J.Jorge | 22 de setembro de 2021, 07:19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: