//
você está lendo...
Energia, Petróleo

Gás do Amazonas para Roraima

A Eneva inicia hoje a produção comercial do campo de Azulão, na bacia do rio Solimões, no Estado do Amazonas. “É o primeiro projeto a entrar em operação na região, após 20 anos de sua descoberta”, diz um informativo da empresa. A bacia é grande produtora de petróleo e gás natural em terra, fornecendo óleo e gás para Manaus.

O gás produzido em Azulão será liquefeito em Manaus e transportado por carretas ao longo de 750 quilômetros até Boa Vista, a capital de Roraima, suprindo a termelétrica de Jaguatirica II, com 117 mil megawatts de potência. Roraima é o único Estado do país ainda desconectado do Sistema Interligado Nacional, que atinge todo Brasil.

O investimento previsto é de 1,8 bilhão de reais. O Banco da Amazônia concedeu um bilhão de reais. Foi o 1º leilão de energia para um sistema isolado, realizado em 2019.

A Eneva comprou Azulão da Petrobras em novembro de 2017 por US$ 54,5 milhões. A área foi descoberta em 1999 e declarada comercial em 2004, mas até sua venda – 13 anos depois – não foi colocada em operação pela estatal, que chegou a estudar diversos modelos de produção para o projeto.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: