//
você está lendo...
carvão vegetal, Desmatamento, Ecologia, Energia, Floresta, Hidrelétricas, Minério

Árvores não serão queimadas

A Norte Energia, concessionária da hidrelétrica de Belo Monte, comunicou ao Ibama que desistiu de entregar à Siderúrgica Norte do Brasil mais de 3,5 mil metros cúbicos de madeira, dos quais mais de 2 mil m³ de espécies nobres e protegidas por lei federal, que estavam em pátios de estocagem na área da usina. As árvores seriam queimadas para transformação em carvão vegetal para a aciaria. A revelação do fato provocou muita reação e críticas à empresa.

A Norte ao órgão federal a “suspensão da consulta acerca da destinação da madeira situada nos pátios da UHE Belo Monte para a produção de biorredutor energético destinado ao processo fabril de siderurgia”. Foi a Sinobras, instalada em Marabá, que possui 1% das ações da concessionária e está em regime de recuperação judicial, que manifestou à Norte Energia interesse no aproveitamento de toda a madeira.

A empresa esclareceu que a maior parte da madeira protegida por lei “tem sido utilizada em múltiplas ações sociais, que beneficiam moradores de comunidades na área de influência da usina, tais como ribeirinhos e comunidades indígenas, na construção e reforma de pontes, escolas, postos de saúde, equipamentos de lazer, entre outros.”

Mas a complexa burocracia a ser seguida prejudica a destinação da vegetação. Também desfavorece o seu uso os fretes cobrados para o transporte. Há seis anos, milhares de toras apodrecem a céu aberto.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: