//
você está lendo...
Sem categoria

Pica-pau

Segurei as lágrimas quando ouvi de passagem a notícia dada pela televisão: o pica-pau está extinto nos Estados Unidos. Nem fui checar a informação, o que ainda farei. Deixei-me ficar na surpresa, decepção e dor causadas pela informação.

Como milhões de seres humanos, conheci o pica-pau pelo desenho animado exibido pela TV e no cinema. Comecei a acompanhar as histórias quando ainda era “de menor” e nunca deixei e assistir os filmes com genuíno interesse, mais até do que os meus filhos, que dividiam espaço comigo diante da tela. Era um dos meus personagens favoritos. Talvez por ser outsider, como eu. E bem humorado.

Ao morar nos Estados Unidos, em Gainesville, no norte da Flórida, ocupei uma espaçosa casa numa área intensamente arborizada, um riacho correndo ao fundo, sem muros nem cercas, numa rua sem saída, ocupada por uma meia dúzia de casas. espaçosas O melhor lugar em que já morei na minha vida, graças aos queridos amigos Charles Woods e Marianne Schmink. Sem me consultar, eles conseguiram uma generosa bolsa de professor visitante na Universidade, onde Charles Wagley foi professor emérito (jantamos uma vez na casa dele).

Quase todos os dias eu ouvia o martelar do pequeno e encantador pássaro. Transportava-me do menino diante da televisão, na fantasia, para o adulto vivendo a realidade, sem perder o encantamento. A atividade era complementada pela perseguição aos esquilos, para colocar sal no seu rabo, conforma a tradição, e, segundo ela, condenados ao fracasso.

Espero que a notícia seja uma “barrigada” (antes das fake-news). Se não for, eu talvez não consiga segurar as lágrimas.

Discussão

5 comentários sobre “Pica-pau

  1. Nós, seres humanos, junto com os nossos governantes, fomos responsáveis por isso. Até quando nossa sanha de destruição continuará determinando o desaparecimento de tantas espécies animais e vegetais? Se continuarmos assim, viveremos os dias de Noé. Só cego não vê a destruição que estamos promovendo em larga escala. A conta do desastre climático não fecha.

    Estamos jogando com uma ROLETA RUSSA cujo revolver aponta para a cabeça de nossos filhos e netos. A hora de agir é AGORA!

    Curtir

    Publicado por igor | 30 de setembro de 2021, 17:51
  2. Não é barriga, infelizmente.

    O pica-pau-bico-de-marfim, que serviu de modelo para o desenho de Walter Lantz, está extinto nos EUA. Além dele, outras 22 espécies de animais também deverão ser declaradas extintas, pelas autoridades ambientais americanas.

    Curtir

    Publicado por Elias | 30 de setembro de 2021, 19:24
  3. Lastimavelmente foi-se o pica-pau. Ficaram os picaretas

    Curtir

    Publicado por Alcides | 1 de outubro de 2021, 02:54

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: