//
você está lendo...
Governo, Terras

Grilagem?

Na torrente de portarias anunciando processos de venda de terras públicas pelo Iterpa, um, publicado ontem, me atraiu a atenção. Ainda neste ano (com pedido já aprovado pelo instituto de terras), Gilson Silveira requereu a compra de 1.436 hectares (quase 15 quilômetros quadrados, 50% maior do que Belém) de terras localizadas em ramal da rodovia PA-473, onde está a fazenda dele, a Santa Maria, em Almeirim.

É uma área grande, em imóvel rural aparentemente consolidado. Há quanto tempo o ocupa, sem título válido? Se ele é mero posseiro, a regularização fundiária não deveria ser limitada à área de uma legitimação de posse? Se for através da transferência onerosa do domínio pleno, não estará legalizando uma grilagem? A área está realmente disponível?

Não se sabe. O Iterpa não publica nem um croqui do local. É voo cego, que só dá certo para quem voa por instrumento. Qual instrumento?

Discussão

Um comentário sobre “Grilagem?

  1. Abandono:

    Serviços de diagnóstico, consultas e internação na área médica em Belém já estão fechando as portas para clientes de planos individuais da AMIL. É a velha regra do capitalismo: não deu o lucro exorbitando que eles desejavam, estão corta. E no país da corrupção institucionalizada, as coisas podem ser bem pior, pois a nova dona desta carteira, controlada por especuladores e sem nenhuma tradição no ramo, dificilmente substituirá a rede credenciada antiga por uma equivalente, como diz aquela coisa que ninguém respeita: legislação.
    De hoje em diante vai ser comum chegar no prestador de serviço e ouvir atendentes explicarem por entre dentes que aquele segmento “não está pagando”… ocultando a verdade de um cancelamento que ainda não consta nos aplicativos.

    Curtir

    Publicado por J.Jorge | 15 de dezembro de 2021, 10:26

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: