//
você está lendo...
Água, Hidrelétricas

Calamidade pública se aproxima

O rio Tocantins deverá superar amanhã no nível operacional máximo do reservatório da hidrelétrica de Tucuruí, o segundo maior lago artificial do Brasil, com 3 mil quilômetros quadrados e 45 bilhões de metros cúbicos de água, no Pará. A Eletronorte prevê que à meia-noite as águas cheguem à cota de 73,57 metros, a três centímetros dos 74 metros.

Como a empresa teve que abrir todas as 23 comportas da barragem, a cota máxima foi atingida (logo ela poderá chegar aos 78 metros da crista da barragem) e o efeito maior passou a ocorrer a jusante, nos últimos 350 quilômetros do rio até a sua foz, às proximidades do estuário do rio Pará, área que é bastante habitada, incluindo Belém, com 1,5 milhão de habitantes. Estavam chegando à barragem 36.002 metros cúbicos por segundo e fluindo 35.567 m3. A retenção era de apenas 436 m3.

Como as chuvas persistem, os maiores danos estão sendo causados a Marabá, que fica 200 quilômetros a montante da hidrelétrica, considerada a quinta maior do mundo. Às 7 horas da manhã de hoje, as águas do Tocantins estavam 12,98 metros acima do nível de alerta, de 12 metros, que sustentou a declaração do estado de emergência, atingindo mais de 3 mil famílias. Às 23 horas, o nível era de 13,10 metro. A previsão da Eletronorte é de que no dia 20 as águas cheguem a 13,49 metros. Por isso, a estatal deu plena vazão ao rio.

Em Tucuruí, às 7 horas, o rio estava na cota de 11,35. Às 22 horas terá crescido um metro em apenas 10 horas, alcançando a cota de 12,35 metros. É o efeito da abertura plena das comportas da usina.

Provavelmente, terá que ser declarado o estado de calamidade pública na região.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: