//
você está lendo...
Água, Energia, Hidrelétricas

Reservatório de Tucuruí ainda enche

Menos água do rio Tocantins está chegando na barragem da hidrelétrica de Tucuruí. No dia 28 eram 25.240 metros cúbicos por segundo. Hoje, são 24.260. Mas o reservatório da usina continua a aumentar de volume: de 73,50 metros para 55,81, à meia-noite, segundo previsão da Eletronorte, quando o nível estará em 73,81 metros, a menos de 20 centímetros do máximo operacional, a maior altura desde o início da enchente deste ano. Mas ainda permitindo à concessionária utilizar essa margem para operar o movimento natural da água.

Como a defluência de água pelo reservatório também diminuiu em proporção equivalente ao da afluência (de 23.633 metros cúbicos para 22.594), em Marabá, rio acima, as águas se mantiveram estáveis em pouco menos de 11 metros, um metro acima do nível de alerta. Mas em Tucuruí, a jusante, o nível deverá crescer quase um metro até as 20 horas, subindo de 8,75 para 9,70 metros.

Significa que as duas cidades continuarão parcialmente submersas e assim continuarão pelos próximos dias. Normalmente, o inverno mais rigoroso acontece entre fevereiro e março.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: