//
você está lendo...
Ecologia, Economia, Energia, Estrangeiros, Indústria, Multinacionais

Alunorte troca energia para gás

A Alunorte, que tem a maior fábrica de alumina do mundo, em Barcarena, controlada pelo grupo norueguês Hydro, obteve 200 milhões de dólares (quase um bilhão de reis) em um financiamento atrelado à substituição de combustíveis fósseis por gás natural. A operação, coordenada pelo Citi Brasil, condiciona o custo financeiro à redução de emissões de CO2 da companhia.

No ano passado, a Hydro fechou acordo para que a New Fortress Energy lhe forneça gás natural por 15 anos, 29,5 TBtu da matéria-prima a cada ano. Em dezembro do ano passado, a Alunorte aprovou a conversão dos equipamentos para gás. São sete calcinadores e seis caldeiras, que usam atualmente energia de fonte hidrelétrica. Esses equipamentos serão convertidos gradativamente a curto prazo. O gás virá de um terminal de regaseificação de GNL instalado em Barcarena mesmo. A New Fortress trouxe e criou todas as instalações para que o gás natural liquefeito (GNL) chegasse até o porto de Barcarena, onde a planta foi instalada.

O Citi Bank espera implantar o gás natural em outros dois polos industriais no Pará, possibilitando que a própria população de Belém venha a usar o gás natural no consumo e em veículos automotores.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: