//
você está lendo...
Polícia, tráfico de drogas

Droga: no varejo

Uma fonte não identificada da Polícia Militar informou ao Diário do Pará de hoje ter apreendido mais de 16 toneladas de drogas nos últimos três anos. Como nos três primeiros meses de 2022 foram 285 quilos, em três anos as apreensões foram de 14,8 mil toneladas, com maior produtividade em 2021 sobre os dois anos anteriores.

Parece muito, mas pode não ser. Dá 400 quilos por mês, 13 quilos por dia. Considerando-se que essas apreensões são praticamente diárias, estaria confirmada a constatação de que a polícia está flagrando, prendendo e às vezes matando microtraficantes, que atuam no varejo, principalmente nas periferias urbanas. Mais visíveis, mais expostos, sem capacidade de reação e de contraofensiva.

Como já há algum tempo não se vê colombianos, bolivianos ou peruanos serem presos (nem os mini submarinos que levam a droga para além do litoral, para o outro lado do oceano), talvez a polícia não esteja atuando com a mesma eficiência na importação de droga, sobretudo cocaína. Nem atacando os grandes depósitos ou os locais de refino.

Talvez se a polícia sistematizasse as informações e fornecesse estatísticas completas e não dados singulares e dispersos, a sociedade poderia saber a situação real do tráfico e dos traficantes no Pará.

Discussão

Um comentário sobre “Droga: no varejo

  1. A polícia também deveria divulgar quanto se gasta pra prender apenas os “cabos e soldados” do narcotráfico. Lembre-se que muitos desses varejeiros, inicialmente, não representam nenhuma ameaça à segurança pública, mas quando entram nos presídios, já sabe. E de que adianta fazer apreensões midiáticas de drogas, se pra cada um quilo apreendido, vai aparecer 10? Precisamos repensar urgrnte nossa política de combate as drogas.

    Curtir

    Publicado por Igor | 11 de abril de 2022, 08:31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: