O Fórum Brasil Mineral juntamente com a cerimônia de premiação das Personalidades do Ano do Setor Mineral 2022 aconteceram na semana passada, em São Paulo. O fórum teve como temas ESG e descarbonização, ‘assuntos que lideram as tendências que podem impactar o setor de mineração e deverão estar no centro das atenções das mineradoras nos próximos 12 a 18 meses’, segundo matéria publicada na revista.
Neste ano, o Conselho Consultivo da Brasil Mineral resolveu mudar as categorias de premiação, que passaram a ser as seguintes: Gestão Empresarial, Implementação de Práticas de ESG, Inovação Tecnológica, Exploração Mineral, Liderança Feminina e Pioneiros da Mineração. Neste ano, a eleição contou com 11.046 votos.
O conselheiro Fernando Mendes Valverde entregou o prêmio para Flavio Penido, que agradeceu dizendo que assumiu o Ibram em um momento problemático. Penido recebeu o prêmio para Wilson Brumer que enviou mensagem.
A categoria Inovação e Tecnologia teve como vencedor Rodrigo Gomes (Gerente Geral de inovação da Nexa), que recebeu o troféu de Rodrigo Francesconi, da Abimaq.
Na categoria Pioneiros da Mineração (In Memorian) o homenageado foi Darcy Germani, que trabalhou por mais de 20 anos na Vale. Foi quem desenvolveu o projeto Conceição de Itabira, além de presidir algumas subsidiárias da companhia. Ivan Simões (Diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American Brasil) – foi o premiado em Implementação de Práticas de ESG.
Na categoria Liderança Feminina, Ana Cunha (Diretora de Relações Governamentais, Responsabilidade Social, Comunicação e Relações Comunitárias da Kinross no Brasil. Patrícia Procópio, do WIM Brasil, vencedora da última edição, entregou o prêmio a Ana.
Ricardo Carvalho (CEO da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio) foi o vencedor na categoria Gestão Empresarial. Márcio Remédio (Diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM) – foi o agraciado em Exploração Mineral.
Nenhum representante do Pará, o principal Estado minerador do Pará. Nem entre os palestrantes nem entre as personalidades de destaque. Ana Cunha foi a única que citou ter participado da extração de bauxita no Trombetas.
Discussão
Nenhum comentário ainda.