//
você está lendo...
Economia, Estrangeiros, Minério, Multinacionais

As multinacionais na MRN

Ao comprar as ações da Alcoa, dona de 18,2% do total, a South32 Brasil, que já possuía 14,8%, passou a ser a segunda maior acionista da Mineração Rio do Norte. Tem agora 33% das ações, abaixo apenas da Vale, com 40%. Com os 10% da CBA do grupo Votorantim, os sócios nacionais mantêm metade do controle acionário da mineradora, uma das maiores produtoras e exportadoras de bauxita do mundo. A multinacional canadense Alcan tem 12% e a norueguesa Norsk Hydro, 5%, completam o quadro de multinacionais no empreendimento.

A antiga BHP Billiton, que se tornou South 32 em 2015, com a cisão na companhia original, justificou a transação alegando que a compra lhe permitiria aumentar suas aquisições de bauxita da MRN (anteriormente fornecida à Alcoa), aumentar o volume doméstico de bauxita que a empresa poderá fornecer à refinaria de alumina do Consórcio Alumar, do qual também faz parte.

Além disso, a operação também teria o objetivo de promover o desenvolvimento das atividades da MRN no segmento de bauxita ao garantir-lhe “uma fonte de aquisição desse insumo capaz de fazer frente às suas obrigações futuras de fornecimento de bauxita ao Consórcio Alumar”.

Para a Alcoa, tendo em vista que o grupo possui outra fonte de bauxita no Brasil, em Juruti, o negócio representaria “uma oportunidade de desinvestimento consistente com sua estratégia de reduzir a complexidade decorrente de possuir diversas participações societárias detidas em diferentes empresas”.

Discussão

2 comentários sobre “As multinacionais na MRN

  1. O quão próxima da exaustão está, atualmente, a jazida da MRN?

    Curtir

    Publicado por Elias | 2 de maio de 2022, 20:34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: