//
você está lendo...
Cultura

O Clube da Esquina

Não há nada igual ao Clube da Esquina na música brasileira. É – mas não é – um conjunto, uma banda. Não é também apenas um grupo de compositores e instrumentistas como o dos baianos, gravitando em torno do tropicalismo. É uma associação livre de amigos, que se mantêm unidos e sob uma identidade tanto individual quanto coletiva há meio século. Produzindo a maior coleção das melhores canções da música brasileira, sob uma inspiração única, das Minas Gerais, terra natal dos seus integrantes, mas não um reduto redutor de suas inspirações. Nunca uma bitola ou matéria de comércio.

Acompanho o Clube da Esquina desde a mais remota juventude, minha e deles. E os reencontrei, no deslumbrante cenário das serras mineiras, num belíssimo documentário, que casualmente vi na noite de ontem (no giro supersônico pelos canais da televisão) no Canal Brasil. Deslumbrante. Emocionante. Aquela volta no tempo que apascenta, renova e dá força. Simples, despojado, verdadeiro. Peça de museu num tempo de mediocridades presunçosas, mas de um museu vivo – e eterno, por sua qualidade única.

Quem puder, veja.

Discussão

Um comentário sobre “O Clube da Esquina

  1. Também sou fã do Clube da Esquina. A musicalidade deles faz-me sentir pairando sobre aqueles colossos de ferro que se elevam naqueles belos horizontes.
    Canções maravilhosas, profundas, tocantes.

    Curtir

    Publicado por Jrcmachado | 14 de maio de 2022, 10:21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: