//
você está lendo...
Minério, Polícia

As quadrilhas do manganês

Enquanto a Vale anunciava a intenção de vender suas jazidas de manganês em Carajás por não conseguir iniciar a sua exploração regular, devido à invasão das áreas por mineradores clandestinos, a Polícia Rodoviária Federal apreendia, em Marabá, mais um grupo de caminhões transportando ilegalmente o minério pela BR 155 – como sempre, de madrugada, para tentar burlar a fiscalização.

No comboio, com 13 carretas, havia 800 toneladas de manganês (média de 60 toneladas por veículo). O valor da carga foi estimado em um milhão de reais, o que dá R$ 1.250,00 por tonelada, ou R$ 95 mil por caminhão. Um negócio atraente, principalmente para bandidos. Daí a atividade se manter, apesar da ação de todos os órgãos de segurança.

O Diário do Pará publicou a apreensão, mas não a notícia de que a Vale quer passar as jazidas para quem quiser enfrentar todos os riscos. O Liberal deu o negócio, mas não a apreensão. Quem quiser saber o mínimo tem que pagar a penitência e ler os dois jornais.

Discussão

3 comentários sobre “As quadrilhas do manganês

  1. Bom dia!Gostaria de saber se o amigo tem algum livro ou obras(artigos,reportagens,fotos) que abordam os impactos sofridos pelas populações nos entornos da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Sou estudante do curso de geografia e muitos de seus livros tenho lidos, sua dedicação em relatar os fatos de nossa região devem ser levado para maior números de pessoas para que possam saber com veracidade os acontecimentos sem qualquer viés políticos, principalmente nas academias locais. Particularmente acho muito estranho que a maioria dos estudantes do curso não conhecer sua obra e mais ainda professores, mestres não exaltar sua obra.Caso possível, gostaria muito de ter uma conversa com o senhor sobre o assunto.Desde já, muito obrigado. ISMAEL BARBOSA DA SILVA TV.ESTRELA 926 CASA 02 BAIRRO PEDREIRATELEFONE : 3233-0060 CASA/ 99160-8741 CELULAR.   

    Curtir

    Publicado por ismaelgeo | 18 de maio de 2022, 06:53

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: