O Liberal dedica a capa e a única matéria do seu caderno de classificados de hoje (o Libshop) ao Bougainville Belém, “o primeiro bairro planejado da capital paraense”. O jornal informa que o empreendimento possui área de 140 mil metros quadrados, só de “áreas arborizadas” (ou 14 hectares), “incluindo um bosque inteiro de floresta original”.
O jornal devia dizer onde ficará esse bairro, em um município de pouco mais de mil quilômetros quadrados, com seus 1,5 milhão de habitantes, e dar outros dados que permitam separar o jornalismo da matéria paga.
Não seriam os bairros do Marco da Légua (Marco) e Pedreira do Guamá (Pedreira) os primeiros bairros planejados da capital paraense? Nos auspícios do governo do Intender Antônio Lemos? (inclusive com matéria do próprio jornal O Liberal informando isso: https://www.oliberal.com/belem/conhe%C3%A7a-a-hist%C3%B3ria-da-pedreira-o-bairro-do-samba-e-do-amor-1.52277).
CurtirCurtido por 1 pessoa
Os donos que não são do ramo não costumam ler seu próprio jornal.
Por isso os dois bairros têm ruas largas e bem traçadas. O título dado por O Liberal vale como aquela moeda de um centavo do valor da tarifa de ônibus de Belém dado pelo estudo técnico.
CurtirCurtir
O bairro existe e fica na Augusto Montenegro em Icoaraci, mas peraí, dizer que ele é o primeiro bairro planejado da nossa capital é uma fake news sem pé nem cabeça. Ou a pessoa que divulgou isso tem deficiência cognitiva, ou não estudou ou não tem caráter mesmo. Duvido que isso aconteça, mas o O Liberal deveria, urgente, retificar essa informação, para não induzir o leitor a erro ou a um VIÉS DE CONFIRMAÇÃO.
Não é a primeira vez que um grande jornal daqui incorre em tamanha desfaçatez. Basta se lembrar do que o Diário do Pará fez em 2013, quando divulgou caixas de papelão de um hospital de Honduras como se fossem da Santa Casa daqui.
CurtirCurtir