//
você está lendo...
Política

Que república é esta?

Da Revista Cenarium

A primeira-dama de Roraima, Simone Soares de Souza, conhecida como Simone Denarium, esposa do governador do Estado, Antonio Denarium (Progressistas-RR), foi eleita pelos deputados estaduais para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). A votação secreta ocorreu na sessão extraordinária desta segunda-feira, 22, na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR).

Dos 24 parlamentares presentes, 17 votaram a favor de Simone. Com o cargo vitalício, ela deve receber, por mês, o salário de R$ 35.462,22. A primeira-dama vai assumir a vaga do ex-conselheiro Henrique Machado, que se aposentou, deixando a vacância do cargo. A decisão será publicada no Diário Legislativo e, posteriormente, enviada para o governador Antonio Denarium nomeá-la, autorizando o TCE-RR a dar a posse.

Além de Simone, concorriam ao cargo: o deputado estadual Jorge Everton, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, a advogada Maria da Glória de Souza Lima e o deputado Coronel Chagas. É papel dos membros dos tribunais de Contas, por exemplo, aprovar ou rejeitar as contas dos chefes dos Executivos — o que pode, inclusive, deixar políticos inelegíveis. Uma vez no cargo, o nomeado tem estabilidade até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos, salário de R$ 35 mil e foro privilegiad Governador Antonio Denarium e a esposa Simone Denarium (Reprodução)

Para ser aprovado para o cargo, o candidato deve obedecer a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter mais de 35 e menos de 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, além de possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, e ter mais de dez anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

Perfil

Simone Soares de Souza, 49 anos, é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), com pós-graduação em Auditoria Pública pela Faculdade Atual da Amazônia. Trabalhou nas Secretarias Extraordinárias de Desenvolvimento Humano e Social, de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social, Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social – todas na gestão do esposo, segundo o site G1.

Atua na gestão de Denarium com pautas voltadas a benefícios sociais para pessoas carentes, no Estado, e já foi contadora efetiva na Boa Vista Energia S/A, além de chefe do Controle Interno da Casa Civil e presidente da Comissão Permanente de Licitação, na extinta Fesur.

Discussão

Um comentário sobre “Que república é esta?

  1. Essa moda já pegou!

    Curtir

    Publicado por Paulo Santos | 25 de maio de 2023, 08:58

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: