//
você está lendo...
Economia

O Brasil afundou

O Brasil vive realmente a maior crise econômica da sua história. Basta um índice dos números anunciados pelo Banco Central para confirmar essa convicção:

– Em 12 meses, os juros nominais atingiram 418 bilhões de reais, o equivalente a 6,86% do Produto Interno Bruto.

– No mesmo período, o déficit nominal foi parar em R$587 bilhões (9,64% do PIB).

– A dívida bruta do poder público, que inclui o governo federal, a previdência social, os governos estaduais e as prefeituras municipais, registrou a espantosa cifra de quase R$4,3 trilhões (isso, em agosto, devendo piorar em setembro), o que corresponde a 70,1% do PIB. Ou seja, cada 10 reais da riqueza nacional é onerada por sete reais da dívida oficial.

A situação das finanças públicas nunca foi saudável ou confortável, abalada que é pela gastança dos governantes. Mas essa monstruosa grandeza é uma realização dos 63 meses de Dilma Rousseff, a mais incompetente presidente da república brasileira.

Discussão

8 comentários sobre “O Brasil afundou

  1. Valha-nos quem ??

    Acho que esse ano e no próximo a “Nazinha” vai ter muito mais pedidos para atender.

    A corda do Círio vai bombar ainda mais.

    Curtir

    Publicado por Sou daqui. | 30 de setembro de 2016, 17:30
    • A corda é uma instituição e deve ser encarada com respeito e seriedade. Mas ela está sendo estripada, bem antes do final da romaria, com crescente violência, pela voragem dos que a acompanham e por alguns instrumentos que usam para cortar aquela grossa corda. Pode ter confusão no futuro imediato.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 30 de setembro de 2016, 18:18
  2. Estamos falidos, mal pagos e com inflação alta. Combinação explosiva!

    O que mais impressiona é que cerca de 30% da população brasileira defende (ou defendia, vamos ver os resultados da eleição!) a lógica socioeconômica do lulo-dilmismo.

    Se somarmos a incompetência com a roubalheira, então o golpe dessa turma no coração do Brasil e dos brasileiros foi impiedoso demais.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 30 de setembro de 2016, 17:44
  3. Esse pleito eleitoral promete desestabilizar a balança dos partidos políticos, desbancando velhas oligarquias como o PT e ascendendo partidos nanicos.

    A geração que por seu analfabetismo político promoveu em eleições passadas com o voto subornado os mandatos dos atores deste desmanche das contas públicas, ao menos hoje, se não forem sadomasoquistas, estão ao menos mais maduros para medirem suas decisões nas urnas eletrônicas neste domingo e exorcizarem a atmosfera de corrupção nas câmaras e prefeituras

    O desfecho desta “era dos extremos” está apensa iniciando neste dia 02 de outubro, primeiro turno das eleições para vereadores e prefeitos nos 5.570 municípios brasileiros.

    Curtir

    Publicado por Thirson Rodrigues de Medina | 30 de setembro de 2016, 18:20

Deixe um comentário