//
você está lendo...
Sem categoria

Ai, meu Deus!

Anteontem, quando, no banheiro, me virei na direção da porta, dei de frente com uma mulher morena, cabelos crespos, pretos, ondulados, baixa, enfumaçada e vaporosa como toda visagem que se preza. Ficou escassos segundos e foi embora, acho que voando, ou deslizando com sua túnica branca onde sapato deveria haver. Quando quase nos tocamos, ao me virar; me espantei, soltei uma exclamação vigorosa: “Ai, meu Deus”,

A amiga a quem contei o acontecido (ou “desacontecido”, à Lewis Carroll) questionou imediatamente: “Deus diante de um ateu?” Devolvi de pronto, sem raciocinar (raro): “Não, diante de quem o considera na sua vida”.

Era a primeira vez em muitos anos que eu clamava por Deus. Nunca fui usuário do constante “Graças a Deus”, que transfere representação e abdica ao livre arbítrio. Invoquei-o por estar assustado, com medo, inseguro diante da criatura de fumaça, o mais impressionante dos seres com que venho topando. Mas, desde algum tempo, ao começo da estranha, inédita série, não a única, nem rara. Ao usar o nome do Senhor, não agi em vão, por comodismo, covardia ou oportunismo – e falsa crença ou firme crendice.

Foi para merecer sua soberana e superior aprovação. Queria tempo e circunstância para entender quem sou agora, aos 74 anos, com muitos acidentes e conflitos no corpo e na alma. Reconhecendo minhas fraquezas e limitações, com plena aceitação dos meus erros, sem convencimento dos meus acertos, penetrado por um sentimento de culpa diante de tudo o que ainda vejo e faço sem esgotar o que a vida, meus companheiros de planeta, a própria Terra e uma fonte invisível de luminosidade, que brilha, sem se explicar, e escurece, sem intimidar. É, apenas é – o ser.
Ai, meu Deus!

Discussão

9 comentários sobre “Ai, meu Deus!

  1. Agora você é um “ateu-graças-a-Deus”.

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por J.Jorge | 10 de maio de 2024, 20:32
  2. “O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde.”

    Millôr Fernandes 

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por SERGIO ROBERTO BUARQUE DE GUSMAO | 10 de maio de 2024, 21:30
  3. E a visagem?

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por Edyr Proença | 11 de maio de 2024, 02:16
  4. Quem sabe, na próxima que ela apareça sem a túnica.

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por ADEMAR A DO AMARAL | 12 de maio de 2024, 05:28
  5. É a primeira vez que isso acontece? Sério que era uma visagem?

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por Simone | 13 de maio de 2024, 11:45
  6. Agora, só precisa acreditar na Deusa e chamar por ela. Acho que a visagem era feminista. Afinal só podia ser assim pra aparecer pra ti. Se eu te contar que já vi uma assim, quando criança, em Santarém. Como descreves. Me embalava a rede. Morria de medo. Mas ainda não existia Deus pra mm, chamei pela mamãe. Da próxima vez pergunta o que ela quer. É estranho que apareça no banheiro. No quarto é mais confortável.

    Curtir

    Publicado por paulofariapinto | 14 de maio de 2024, 15:39

Deixe um comentário