//
você está lendo...
Ecologia, Fazendas, Imprensa, Pecuária

Jornalista ganha prêmio internacional

Tamyres Matos, editora de “comunicação estratégica” do site Repórter Brasil, envia uma comunicação para “começar a semana com uma ótima notícia, que reproduzo a seguir.

___________________

Pela quinta vez em mais de 30 anos, um brasileiro se sagrou vencedor do Prêmio Goldman de Meio Ambiente, conhecido como o “Nobel do ambientalismo”. E, desta vez, quem recebeu o prêmio foi o jornalista Marcel Gomes, secretário-executivo da Repórter Brasil. Em edições anteriores, a ministra Marina Silva e a liderança indígena Alessandra Munduruku foram contempladas.

Marcel foi premiado pelo exercício do jornalismo investigativo na defesa do meio ambiente – especialmente, pela coordenação de uma cobertura de repercussão internacional que revelou os elos entre redes de supermercados da Europa e dos Estados Unidos com frigoríficos brasileiros abastecidos por pecuaristas autuados por desmatamento ilegal na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal.

Essa investigação teve um impacto significativo: seis grandes grupos varejistas de Bélgica, França, Holanda e Reino Unido, que juntos somam mais de US$ 30 bilhões anuais em faturamento, chegaram a suspender a venda de produtos de companhias brasileiras de proteína animal.

Para Marcel, “este prêmio reconhece o impacto que o jornalismo pode ter para proteger o meio ambiente e, no fim, melhorar a vida das pessoas. A Repórter Brasil foi capaz de fazer o rastreamento da cadeia da carne brasileira da fazenda até os supermercados no exterior, o que empresas diziam não ser possível fazer”.

Estamos muito felizes, orgulhosos e motivados a continuar correndo atrás da nossa missão com muito jornalismo, pesquisa e educação! A vitória do Marcel representa a esperança na nossa luta pela preservação do meio ambiente. Em nossa paráfrase reiterada de Ailton Krenak, ambientalista e primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras, seguiremos avançando juntos na busca por adiar o fim do mundo

Discussão

2 comentários sobre “Jornalista ganha prêmio internacional

  1. Lúcio, tá na hora de reunir toda a tu produção sobre o tema MEIO AMBIENTE /AMAZÔNIA e publicar um livro portentoso.

    Curtir

    Publicado por neliopalheta | 29 de abril de 2024, 13:12

Deixe um comentário