//
você está lendo...
Política

Fundador critica PT

Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra e um dos fundadores do PT fez críticas, hoje, à atuação da cúpula do Partido dos Trabalhadores, responsabilizando-a pelos resultados negativos na eleição de domingo. Em entrevista à Rádio Gaúcha, não poupou nem o ex-presidente Lula, de quem foi ministro das Cidades, entre 2003 e 2005.

Reproduzo a íntegra da entrevista de Dutra à Rádio Gaúcha, por se tratar de um petista raro, por sua biografia e por sua sinceridade. Pode-se discordar dele sem desencadear uma tempestade ou ser acusado de conspirador e golpista.

A visão [do PT] de que o Estado – federal, estadual e municipal – é uma coisa para ser assumida como propriedade do governante, dos familiares, dos amigos e dos financiadores de campanha é totalmente antagônica ao princípio que gerou o partido

Outro grave erro, foi aceitar coligações esdrúxulas com quem não defendeu em eleição o programa que elege a presidente. Depois participam do governo por conta dessas coligações absurdas que não educam, deseducam, fazem a política do toma-lá-dá-cá, do é dando que se recebe, primeiro os meus, depois os teus, isso é a coisa mais tradicional da política que há séculos faz com que o país não funcione direito. Passou a ser igual aos outros. Até pior porque daí não se esperava o que passou a acontecer.

Acho o Lula uma pessoa com enorme sensibilidade para as questões sociais e políticas também. Está sempre adiante das coisas. Mas também está aceitando muito. Abre um enorme guarda-chuva, que acabou protegendo gente que não tem nada a ver com projeto de um partido de esquerda, democrático, socialista, participativo, instigador da cidadania, provocador do bom debate, criativo.

Lula tem uma generosidade enorme e, por isso, agora tem de dar explicações por ter aberto um enorme guarda-chuvas e ter amigos que lhe prestaram tantos favores. E também o Lula, ou mesmo eu e outras pessoas deveriam ter pressionado e não pressionaram na hora certo, no ambiente adequado os indivíduos, e agora mais de 1,2 milhão de afiliados têm de dar explicação.

Há condições de o PT se refazer. Não saio do PT, mas não concordo e não admito e estarei sempre contrário (a determinadas práticas). Há espaço no PT para retomar o caminho.

_________________________

Entre 1989 e 1993 Olívio Dutra foi prefeito de Porto Alegre, cargo que deixou para governar o Rio Grande do Sul até janeiro de 2003. Em 2006, depois de deixar o Ministério das Cidades no governo Lula, perdeu a disputa ao governo para a tucana Yeda Crusius. Na última eleição ao Senado, em 2014, foi derrotado por Lasier Martins, do PDT.

Discussão

10 comentários sobre “Fundador critica PT

  1. Olívio sabe o que fala. Na verdade ele confirma que foi a tal “generosidade” do Lula que desvirtuou o partido, levando-o ao caos que se encontra.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 4 de outubro de 2016, 23:59
  2. Continuo entendendo que o maior erro do PT, diga-se Lula, foi exatamente a extensão desse “guarda-chuva”… Depois de dar guarida a tantos salafrários sob a ótica de fortalecer sua sede e projeto de poder, acabou por fortalecer os canais da corrupção, institucionalizando-a, desde a tênue capilaridade até as hostes mais altas do poder… Conclusão: a cambada de lularápios cresceu e se empoderou sob o ardiloso comando de um chefe espetacularmente astuto.

    Curtir

    Publicado por José Sena Senna | 5 de outubro de 2016, 07:10
  3. Olívio Dutra não é o primeiro .Outros quadros do PT histórico , como Tarso Genro , já fizeram a crítica aos erros e contradições flagrantes do partido dos trabalhadores , e também já apontaram para a exigência ética da autocritica politica não só da cúpula mas de dirigentes e políticos profissionais de um modo geral , que feriram princípios fundamentais e contrariaram compromissos também fundamentais de campanhas . Exigência , aliás, que se aplica a todos os partidos em geral e os de esquerda , em particular , e não apenas ao partido dos trabalhadores ,

    Curtir

    Publicado por Marly Silva | 5 de outubro de 2016, 08:17
  4. A Verdade cristalina é que Lulla e o PTismo foram misturar política com dinheiro, muito dinheiro,milhões,bilhões, e os filhos de Lulla viraram empresários, grandes empresários, viraram Elite de canalhas. Restou o pensamento de um amigo meu, chamado “seu Mimo” (já falecido) lá da várzea da ilha do Marimarituba frente a Comunidade de Guajará no rio Amazonas, próximo a Santarém. Ele falava e repetia : ” Patrão não erra, Ele deixa de fazer o certo !! Se “seu Mimo” estivesse vivo, Ele diria o mesmo para Lulla e o PTismo .

    Curtir

    Publicado por Carlos Lacerda | 5 de outubro de 2016, 13:39
  5. Lúcio Flávio Pinto, sempre que Você puder, escreva sobre Santarém, sua Terra Natal, parece que Você só tem olhos para Belém e esqueces da Pérola do Tapajós, ficamos aguardando resposta .

    Curtir

    Publicado por Fernando Pinto (Carlos Lacerda Santareno) | 5 de outubro de 2016, 14:01
  6. Quase que o Teori manda a lava jato parar de fazer boca de urna e enganar tontos.
    “O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou e chamou de “espetaculização” a atuação do Ministério Público Federal (MPF) e dos procuradores da República na apresentação das acusações contra Lula no último dia 14 de setembro no Paraná.”

    O Brasil, na esteira da lava jato, realmente quis dar um passo na luta contra a corrupção, deixando de votar no PT. A propósito, o povo elegeu TEREZA JUCA em Roraima e PSDB E PMDB multiplicaram prefeituras. Voto lúcido e consciente, né!

    Curtir

    Publicado por sidney | 5 de outubro de 2016, 14:42
  7. Sinceramente, por toda trajetória do PT desde quando no poder, chamar um artigo desses de “crítica” é brincadeira.

    Em tempo:
    Nunca cansarei de escrever.
    Lula não é direita, nem esquerda, nem coisa nenhuma, em uma palavra: FARSANTE.

    Curtir

    Publicado por Sou daqui. | 5 de outubro de 2016, 15:05
  8. As contas da Dilma rejeitadas novamente pelo TCU. Dois anos seguidos. É brincadeira. Ainda vão dizer que foi golpe?

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 5 de outubro de 2016, 18:04

Deixe um comentário