//
você está lendo...
Imprensa, Sem categoria

Até

Há algum tempo uma das principais fontes de angústia na minha vida é o jornalismo, meu ofício há 53 anos, iniciado aos 16 anos de idade e praticado com intensidade e paixão ininterruptas desde maio de 1966. Por várias vezes anunciei o fim do Jornal Pessoal ou deste blog, mas acabei voltando atrás e retomando o exercício da profissão. Infelizmente, porém, essa capacidade de renascer se exauriu. Meu médico voltou a me advertir que a composição de stress com ansiedade e angústia, que me dominam, é um veneno para um parksoniano, conforme fui diagnosticado.

Tenho tentado reduzir esses componentes, ao mesmo tempo genéticos, efeitos da função que exerço ou resultados da minha formação, mas os efeitos são inevitáveis no jornalismo crítico que pratico, especialmente num ambiente de extremismos, irracionalidades e absurdos, como o que estamos vivendo. Só há uma saída: suspender o jornalismo cotidiano, de linha de frente, de front mesmo. É o que faço neste momento, com profundo pesar, mas certo de ser a única maneira de conter o avanço acelerado da doença, como tem ocorrido recentemente.

Continuarei alimentando os outros blogs e utilizando este para inserir matérias que estão fora do universo digital, recuperando informações úteis que podem se perder. Talvez mantenha o Jornal Pessoal mensalmente. Espero contar com a compreensão e o acompanhamento dos leitores mais fieis.

Discussão

123 comentários sobre “Até

  1. Estava ausente, ao retornar fiquei, deveras, consternado quando li a nota sobre a complicação do teu padecimento físico que irá influir na tua produção intelectual. Espero que essa interferência seja indolor, bem lenta, ainda que o restabelecimento seja de longo prazo. O Napoleão Mendes de Almeida, no seu livro Dicionário de Questões Vernáculas, cita a expressão latina Mens agitat molem (do poema épico ENEIDA, de Virgílio), que significa “O espirito move a matéria”. Ele, o autor, comenta que o poeta, com essa frase, quis dizer:”ao mesmo tempo que atribui ao espirito superioridade, distingue-o da matéria”. Como sou parte integrante do teu imenso bloco de seguidores e admiradores, não desejo que o espirito seja tão somente superior à matéria, mas também que interfira na sua regeneração. Um grande abraço

    Curtir

    Publicado por Rodolfo Lisboa Cerveira | 19 de julho de 2019, 09:26
  2. Melhoras,meu caro amigo,jornalista! ________________________________

    Curtir

    Publicado por Marcelo Miranda | 19 de julho de 2019, 10:45
  3. Já és imortal, não será a falta motora de teclar que irá abater um dos maiores heróis vivos da Amazônia. Há como fazer um blog falado, o you tube está ai para continuação da saga.

    Curtir

    Publicado por Tarcisio Feitosa da Silva | 19 de julho de 2019, 14:33
  4. Meu caro Lúcio. Fica certo de que teu afastamento do bom combate pelo jornalismo não significa renúncia. Tampouco derrota. À hora devida temos todos q recuar. É o “memento mori” do Triumphus Romanus. Saúde.

    Curtir

    Publicado por Antonio Carlos Pimentel | 19 de julho de 2019, 16:12
  5. Caro amigo-irmão, Lúcio Flávio!
    Existem pessoas especiais que felizmente fazem parte integrante de nossas vidas. Às vezes até passamos longo tempo sem vê-las. Mas conforta sabermos que elas permanecem lá, firmes, fortes, sempre alertas e dispostas à luta pelos seus ideais, crenças e convicções. Prontas “a socorrer, a amar, a morrer se for preciso”. Possuem essa estranha virtude de se doar pelos seus semelhantes. Nunca desistem, mesmo diante das adversidades da própria vida ou mesmo das poderosas forças do mal. Não se dobram; possuem uma têmpera incomum, dotada de firmeza de caráter que as impede de recuar na defesa dos mais fracos ou injustiçados. Elas já nascem assim ( forçoso reconhecer) e carregam consigo esse irrenunciável dever que não raro lhes impõe sofrimento, embora procurem esconder dos outros esse sofrimento. Representam para nós uma espécie de símbolo de otimismo e esperança na humanidade. E você, meu querido amigo, Lúcio -lamento dizer-lhe- é uma dessas pessoas! Com a minha indisfarçável admiração e um afetuoso abraço!!!

    Curtir

    Publicado por Carlos Lamarão Corrêa | 19 de julho de 2019, 23:37
  6. Lúcio, és para mim um exemplo de honestidade, integridade, honradez, fidelidade às suas convicções, profissionalismo e um herói defensor da Amazônia. Posso ter tido alguma divergência de idéias mas nunca deixei de respeitar a sua inteligência e a defesa de suas idéias. É com tristeza que recebo a noticia de sua enfermidade e de suas agora limitações físicas. Acho que desde a 1° vez que o vi em uma palestra, na UFPa em fins dos anos 1990, que tenho por você essa admiração anônima e sincera. Continuarei sendo leitor do blog, do Jornal Pessoal ou de qualquer outro veículo que você continuar mantendo.
    Desejo do fundo do coração o melhor pra você, que você possa manter uma vida plena, tranquila, da forma como uma pessoa da sua grandeza e humildade merece.

    Curtir

    Publicado por Gleydson | 20 de julho de 2019, 08:13
    • Manifestações como a sua, caríssimo Gleydson, me têm levado às lágrimas. Pela idade e a doença, hesito no diagnóstico? Alzheimer ou emoção? Felizmente, dose cavalar de emoção e ternura, essências oleosas que mantêm meu corpo em funcionamento. Obrigado.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 20 de julho de 2019, 09:28
  7. Essa sua despedida já está virando um novela mexicana sem sinais de chegar a um fim!

    Curtir

    Publicado por João Jorge | 20 de julho de 2019, 20:49
  8. Lúcio, força, rapaz….tua luz continuará forte. Abraço do extadao Daniel Pereira.

    Curtir

    Publicado por Daniel Pereira | 21 de julho de 2019, 18:28
  9. Melhoras, Flávio.

    Curtir

    Publicado por Carlos Marques | 22 de julho de 2019, 14:27

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Portador de Mal de Parkinson, Lúcio Flávio Pinto anuncia aposentadoria no Jornalismo – Hiroshi Bogéa On line - 21 de julho de 2019

  2. Pingback: Lúcio Flávio Pinto faz texto emocionante e se despede do jornalismo – Blog Belém! - 29 de julho de 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: